Convidamos a todas e todos a participarem do ciclo de atividades "Diálogos com a Filosofia Política", com a presença do filósofo homenageado João Quartim de Moraes, e organizado pelos professores Leonardo da Hora, Genildo Ferreira e Vinícius dos Santos, além dos professores aposentados Crisóstomo Souza e Mauro Moura.
As atividades ocorrerão no Auditório do Pavilhão Raul Seixas.
**********************************************************
Quem é João Quartim de Moraes?
Formado em Filosofia e Direito pela Universidade de São Paulo, professor de Filosofia da USP (1965-69), em Paris VIII-Vincennes (1971-79) e na Universidade de Campinas (a partir de 1982), João Quartim de Moraes aliou como poucos a teoria e a prática, participando em 1968-1969 da resistência clandestina à ditadura militar e conjugando com muito rigor a análise política e o trabalho intelectual.
No campo da Filosofia Antiga, tratou da dupla origem da dialética, da concepção aristotélica do tempo, da cosmologia e da ética materialistas de Epicuro e Lucrécio. No pensamento político dos séculos XV e XVI, ocupou-se do espírito renascentista (os humanistas, Maquiavel, Erasmo), dos teólogos-juristas ibéricos (Francisco de Vitoria, Juan de Mariana), da Inquisição, da Reforma, da crítica da intolerância religiosa, do absolutismo (Jean Bodin). Publicou estudos sobre as origens feudais do liberalismo e a longa e paradoxal trajetória da ideia de democracia, sobre os fundamentos filosóficos do marxismo, suas conexões com o materialismo, com a dialética da natureza e com a teoria da evolução, bem como sobre as contribuições de Engels, Lênin e Althusser para estes debates.